Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Apresentação

Provavelmente, já muito se conhece do BrunoV, quer através de textos dele que já foram publicados, quer através de reflexões e comentários da mãe Mina, que reflectem a nossa
verdadeira essência...
O Bruno já referiu na sua introdução o porquê de ter criado este seu blogue.
Cabe-me a mim como mãe fazer uma breve apresentação formal do meu filho.
O Bruno é um jovem/adulto de 23 anos, com uma aparência e fisionomia igual
a qualquer pessoa da mesma idade, tem num entanto uma particularidade muito acentuada, que o distingue dos outros, o facto de ser portador de Síndrome de Asperger, com uma vertente de autismo de alto funcionamento .
Fez um percurso escolar dentro da escola oficial até ao 12º. ano (que não concluiu, por terem retirado o curso da escola que frequentava). A única disciplina que concluiu do 12º ano foi a matemática.
Sempre foi um aluno de baixo rendimento, principalmente na área da compreensão de textos.
Usando como "armas" a sua elevada memória e as suas grandes apetências para a matemática.
Nunca ficou retido em nenhum ano, embora sempre tenha transitado nos limites mínimos.
Conseguiu ainda a proeza de frequentar o secundário e em simultâneo um curso de informática na área do tele-trabalho durante 4 anos, onde obteve bons resultados na prática por ser também uma área do seu interesse.
Por falar em interesses, devo mencionar que ele tem variados, desde climas, transportes, horários, mapas, desportos, concursos, jogos na Internet etc.
E, embora ele tenha facilidade em usar o PC na óptica do utilizador, ainda não foi possível
criar-se um local onde possa por em prática esses conhecimentos adquiridos...
Actualmente encontra-se no CAO (Centro de Actividades Ocupacionais).
Muito mais haveria para dizer...
Ainda estou indecisa em qual será a minha participação no blogue...
Uma coisa é certa, será sempre na minha perspectiva de apoio incondicional ao Bruno, sem descurar a protecção que estes jovens/adultos necessitam ao longo da vida....
Um abraço a todos

NT: Peço desculpa a todos pela nossa inabilidade neste meio, mas vamos esforçar-nos para dar o nosso melhor.
Peço também desculpa a todos os amigos que nos têm acompanhado na blogosfera, mas não vamos adicionar muitos blogues, que faria uma certa confusão na cabeça do Bruno, aliás, estes fui eu que introduzi, mesmo para o testar.
Mas teremos muito gosto em que nos visitem e se quiserem dar a vossa opinião, que também será lida com muita atenção. Não prometo respostas do Bruno, embora ele adore saber o que os outros escrevem...
E eu, sempre que surgir alguma dúvida que possa esclarecer, terei todo o gosto em o fazer.
Com o maior respeito e carinho por todos,
Bjocas da mãe Mina

11 comentários:

LuisaB disse...

Olá Bruno!
Sabes que és Bruno V. e o meu Bruno é (V) de Vouguinha sabes porque? Ele adora o comboio regional da linha do Vouga e chama-lhe o Vouguinha e adoptou esse nome.
Dou-te os parabéns pela iniciativa mesmo que não tenhas paciência para nos aturar já é bom pelo menos leres algumas coisinhas e editares textos que te vás lembrando de escrever quando te apetecer.
Beijinhos e gostei da apresentação feita da tua pessoa.

Mina disse...

Luísa
Querida amiga, quem escreveu esta extensão da apresentação, foi a mãe ahahahah...
Mas temos um discurso muito parecido (lol), fi-lo para quem ainda não tenha tido oportunidade de nos ler, ficar a saber um pouco do percurso do Bruno, o que não é o caso da "menina"rsss.
Que o Bruno apesar da vontade de comunicar, não tem muita facilidade em faze-lo, de uma forma muito natural, tem lá os registos dele, que ás vezes nem eu entendo este enigma,é isso que o torna uma pessoa especial.
Ainda temos de fundar a banda B.V,B.V ihihiih
Bjocas

Anónimo disse...

Esse Bruno é cá dos meus também gosta de andar de comboio. Um dia ele há-de experimentar andar de comboio comigo. Acho que ele vai gostar.

Anónimo disse...

Olá Bruno, só hoje fiquei a conhecer o teu blog.
Do que já vi, estou a gostar muito.
Prometo que vou tentar ler tudo aquilo que aqui escreveres e, se me permitires, deixar alguns comentários.
Um Abraço!
Pai de A

Mina disse...

Pai de A
Seja bem vindo, ao Asperger blog, temos muito gosto em o receber por cá, o Bruno dificilmente dá respostas, mas está aqui a mãe para fazer as honras da casa,e ele, pelo menos lê tudo isso é garantido.
Saber depois dar as respostas é que é complicado.
Agradeço a visita e volte sempre.
Aproveito a ocasião , para lhe desejar um ano de 2009 repleto todas as suas vontades...
Um abraço

A Mãe do Autista disse...

Ola como vai o Bruno, gostaria de conhecê-lo.
Aqui eu tenho o Gui com 3 anos!
beijos!

Mina disse...

Olá
Mãe de autista
Como é recente, por aqui, ainda não deu para perceber que o Bruno é de poucas respostas, e quiz iniciar este blogue, como iniciou, H5, Net log, Msn, mas depois não dá seguimento a nada...
Como poderá ver numa segunda apresentação que está no blogue, a mãe tomou as rédeas do mesmo.
Ele sempre que lhe apetece, escreve mas é mais sobre climas...
Há dias pedi-lhe para escrever alguma coisa para publicar-mos no dia da mãe.
Sabe o que ele me respondeu, que dia da mãe é todos os anos lool
Ainda fiz uma chantagenzita, vamos ver se resulta até lá...
Mas tudo o que aqui, eu mãe escrevo, ele está incluido, e faz parte dos comportamentos e atitudes dele e da relação com os outros..
bjocas

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Olá... encontrei-vos numa pesquisa incansável para descobril mais sobre este síndrome... já que há 3 anos consecutivos que trabalho com 1 menino Aspie. Para além do fascinio que tenho pelo seu raciocinio e por tudo o que envolve, necessito de muita informação para o poder acompanhar na sua vida escolar. Preciso dar-lhe um "lar" na escola e isso nem sempre é fácil já que a sociedade, grande parte das vezes (as crianças principalmente), não compreende ou aceita diferenças.
O Frederico é um menino de 12 anos. É super dotado em diversas áreas, tal como as línguas, a informática, a matemática e o desenho. Finalmente, depois de alguma luta, consegui que tivesse um professor a acompanhá-lo, diariamente, em todas as disciplinas... para não se abstrair dos conteúdos. Acredito que foi um passo largo para o seu sucesso.
Gostaria de saber se é possível seguir o vosso blog, descobrir mais com ele, partilhar experiências e... talvez seja desejar muito... criar um laço entre o Frederico e o Bruno V.? Pode ser?
Será que têm os mesmos interesses? Seria benéfico partilhar sentimentos entre si?
Obrigada por ler estas palavras.

caso considere relevante o meu pedido, por favor, aceite o meu e-mail: elfilipa@gmail.com

Estamos em São Miguel, Ponta Delgada... e o Fred precisa de contactos...
Obrigada
Tudo de bom! :-)
Elsa

Mina disse...

Elsa
Li com muita atenção o seu comentário...
E pelo li o Gui está em boas mãos.
Irei tomar nota do vosso endereço, o nosso se quiser está no meu perfil...
Todos os casos são diferentes, tal como todos nós temos geneticas diferentes...
O Bruno não é particularmente bom em nenhuma matéria, mas é mais obssecado em algumas como o clima...
Era muito bom em calculo númerico, gosta de xadrez...
A comunicar ainda é muito a saca-rolhas tem de haver um grande esforço do interlocutor a fazer perguntas...
Não tem a iniciativa do dialogo...
Se precisar de algo dentro únicamente da minha experiência como mãe, estou completamente disponível...
Os maiores sucessos para a sua carreira profissional, e para a evolução do Gui.
Que eventualmente será um caso mais ligeiro, que o Bruno...
Porque este espectro é quase um oito ou oitenta...
O meu andará pelo meio na minha abordagem contabilistica...
bjinhos

joana disse...

Bom dia, Mina!
Estou a realizar uma dissertação no âmbito do mestrado em Educação Especial na Escola Superior de Educação de Lisboa sobre a integração na vida ativa de jovens/adultos com Asperger. Teria interesse em participar neste estudo? Envie-me um e-mail para joana.sm@netcabo.pt para lhe poder dar mais pormenores.

Fico a aguardar,
Joana

Mina disse...

Olá Boa noite Joana!
O nosso email, está nesta página : minaebruno@gmail.com.
Não sei se reparou esta publicação é de 2008, muita coisa mudou.
Pode enviar as questões que quiser para o email, terei todo o prazer em contribuir para esse estudo, até me disponibilizo para falar consigo se achar importante .

Beijinhos e bom trabalho

Mãe Mina