Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

domingo, 27 de setembro de 2009

Fizemos o teste...Cidadania!...Ou talvez não?!...


Como milhares de portugueses, fomos dar o nosso contributo de cidadania dirigimo nos á assembleia de voto, para mais uma eleição legislativa.
E embora o Bruno já tenha 24 anos, e já tenha adquirido o direito a voto á alguns anos, passou por outras eleições em que não participou, tal como nós pais...
Hoje decidi, que estava na altura dele fazer a sua estreia e participar activamente num acto eleitoral, fazer a sua escolha, ou não escolha de um partido para o representar na Assembleia da República.
Não lhe dei nenhuma indicação em que partido poderia ou deveria votar, para não influenciar a escolha.
Mas informei-o das situações de voto nulo,voto branco, ou eleger um partido colocar a cruz no que escolhesse, explicação teórica.
Correndo o risco dele se "chibar", a dizer qual o partido em que a mãe votou, e de me questionar o porquê daquele e não noutro, eu assumiria o risco, para ele ver na prática.
Claro que eu sei que o voto é secreto , o que eu não sabia é que havia tanta complicação a srª. presidente da mesa de voto foi chamar a srª. representante da comissão nacional de eleições, que me referiu que o Bruno não pode assistir ao voto da mãe, nem vice-versa. Enquanto a mãe votou o Bruno ficou sentado numa carteira há espera...
E poderíamos ficar por aqui. Vir embora sem o Bruno votar, que essa era a opinião do pai.
Só como a mãe é teimosa e não gosta que a derrubem assim, continuamos o espectáculo, já com o pai a "soprar" e fora de cena xD
Mãe e filho subimos á secção de voto onde ele faria a sua escolha, dei-lhe o B.I. e a folha A4 que é o novo cartão de eleitor.
E disse entregas aquele sr., a quem expliquei de novo que o Bruno tinha uma perturbação do espectro do autismo, e mantive-me á porta na minha vigilância...
O Bruno pega no boletim de voto, leva a caneta fornecida pela mãe, dirigiu-se por breves segundos ao privado, não terá achado confortável rsss, foi-se sentar nas carteiras encostadas ao quadro.
E afinal ele já tinha uma escolha feita , que depois argumentou comigo de uma forma coerente.
Mas sentadinho, ali na mesinha, escreveu no boletim o nome do candidato em que votava e nada de por o X, enquanto as pessoas que se encontravam a fiscalizar a mesa eleitoral, comentavam: Nós temos tempo!...
Cansada da" brincadeira", desloquei-me até ao Bruno, para lhe dobrar a folha em 4 e ele colocar na urna.
Pelo menos fizemos a experiência, não sei se repetirei, aliás até referi que seria a a 1ª. e última vez, que nos sujeitaria mos a esta prática.
E deixe-mos que o Bruno continue cidadão de 2ª., sem direito a escolha.
Que como eu volto a insistir, eles tem capacidades, mas necessitam de orientação, foi ele que fez a sua escolha, que até fiquei admirada pela coerência da mesma, e soube que tinha assistido á campanha eleitoral, e estava informado.
O voto não vai ter o efeito, que o Bruno lhe quis dar, será um voto nulo, eu diria um voto "Aspie", que queria eleger a pessoa, por isso escreveu o nome rsss

11 comentários:

Ana Martins disse...

Olá querida Mina,

Primeira e última vez?
Primeira de muitas vezes, espero eu!
O Pedro também votou hoje pela primeira vez e foi experiência boa, enfim, eu retiro com maior facilidade o lado mau da minha vida por ser mais fácil seguir pelo bom.
Não foi um dia fácil com a novidade "vou votar". Ainda assim, Mina, nós duas e todas as outras mães no nosso lugar, temos de respirar fundo e continuar "a luta" e não nos digam que é tão querido, que é tão fácil, que é tão bonito... não é, mas não temos outro caminho. Não para mães como nós.
Um grande abraço (hoje vim eu minar o teu Blog)

Mina disse...

Amiga Ana,
Estás a vontade, para minar neste cantinho, esta é uma casinha que gosta de receber os amigos e tu fazes parte rssss
Quanto ao acto eleitoral em si, não tive tanta sorte há primeira, também foi falta de preparação da minha parte.
Mas também tenho essa filosofia de vida "chutar" o lado mau, e aproveitar o bom,e das más experiências também se aprende, e eu estou sempre a aprender. numa segunda já não vai ser igual á primeira...
E estarei sempre na linha da frente no que concerne, aos direitos do meu filho.
E hoje até aprendi umas coisa com ele, que votou em consciência, sem qualquer tipo de influência minha rsss
Agora, não nos fechem a porta, que eu insisto como diz o Bruno rsss
E este post foi um desabafo, para que outras mães e pais possam estar preparados...
Que os cidadões que estavam a fiscalizar o acto cumpriram com as leis,mas somos humanos podiam fechar os olhos, ou se eu não disse nada talvez até passasse, despercido, que uma amiga levou a filha de 15 anos e ninguém lhe disse nada...
Mas a vida é uma aprendizagem, e eu "sou sei que nada sei"...
E muito provavelmente lá voltarei, com outro saber rsss
Obrigada pelo apoio...
bjocas

Mãe Sisa disse...

Olá Mina,
Também espero que não desista à primeira, ainda por cima depois do Bruno ter argumentado a sua opção.
Quem sabe se no próximo acto eleitoral, os cidadãos fiscalizadores não sejam mais sensíveis e compreensíveis no que diz respeito a cidadãos diferentes, mas que nem por isso deixam de ser cidadãos de PRIMEIRA!
Tenho a certeza que o Bruno votou com mais consciência que muitos portugueses!
Abraço forte

Luz de Estrelas disse...

Achei tão querido da parte dele.

Mina disse...

Mãe Sisa
Não é muito meu costume desistir á primeira, senão o Bruno nunca teria feito o percurso escolar que fez...Foi muito por calorice e imposição minha que ele andou no ensino oficial, até ao 12º.ano.
E quando as coisas, não correm bem há primeira, só me dão força para ir em frente e saltando barreiras.
Não julgando ninguém, mas sempre aprendendo com os outros, com os que estão do meu lado, mas também com os que me põe entraves.
Eu costumo dizer, e isto é uma mistura de algo que já li, e aquilo que sinto,
" meu amigo não é aquele que está sempre de acordo, é aquele que me aponta os erros e ajuda a encontrar um caminho melhor"
Quanto há consciência, do voto dele não tenho dúvida que foi muito coerente, eu não arranjaria uma justificação mais credível que a dele...
Bjocas

Mina disse...

Luz
Bem aparecida, fez-se Luz rsss
Este escrever o nome no boletim, tem a ver com a síndrome, porquê assim, mesmo que a cruz, não estivesse no quadradinho certo, ele escreveu o nome da pessoa em que queria votar, que nem sequer era cabeça de lista creio eu...
Nem sequer sabia que era candidato a alguma coisa, e sem revelar quem o Bruno elegia...
Era alguém que ele considera conhecedor da sua síndrome, como tal o compreenderia melhor, é ou não é?!... uma escolha bem fundamentada...
Bjocas

Grilinha disse...

A falta de compreensão não nos pode derrubar.
Achei graça ao facto de ele ter argumentado e ter coerência ! Merece votar e ser um cidadão de 1a !!!

Força Bruno e mamã. Que seja a primeira de muitas ! Beijinhos

Mina disse...

Grilinha
Não foi propriamente incompreensão, foi mais cumprimento de regras, não foram indelicados, simplesmente cumpriram com as leis vigentes.
Nem levei a mal e tentei informar-me melhor, era preciso um camião de TIR de incompreensão para eu desistir rsss
Agora temos de treinar para as autárquicas, que vai ser mais complicado 3 boletins...
E no caso dele tornasse confuso, porque tem opinião, sabe o que quer.
E nas coisas simples, com dobrar o boletim com a parte impressa para dentro e em 4 partes é uma dificuldade.Nestas pequenas coisas notasse a diferença...
Bjocas

Mina disse...

Aproveito para a geral, vou deixar aqui uma informação que pode ser útil, e que se eu tivesse investigado antes, talvez não passasse pela situação descrita.

Portal do eleitor
Os eleitores afectados por doença ou deficiência física notórias que a mesa verifique não poderem votar sozinhos, podem ser acompanhados por um cidadão eleitor por si escolhido. Se a mesa tiver dúvidas sobre a notoriedade da doença ou deficiência física poderá exigir um atestado comprovativo da impossibilidade de votar sozinho, emitido por médico que exerça poderes de autoridade sanitária na área do município Para esse efeito os centros de saúde estão abertos nos dias de eleições.
esta informação foi retirada do portal referido.

Isabel Santos disse...

Mina
Como já disse à Ana obrigada pela vossa partilha.
Não será a ultima vez do teu filhote porque guerreira como tu és irás insistir.
admiro-te muito,tens um longo percurso de luta e nunca baixas os braços,por isso não será desta vez
Beijokas

Mina disse...

Isabel
Não foi última rsss, já lá voltamos para as autárquicas e não correu melhor...
Esperança que na próxima corra melhor, isto com treino vai lá, é sempre uma vida de insistência...
Nem sempre estamos em alta, mas eles, estas crianças jovens ou adultos especiais, são uma força motriz que nos impele a não baixar os braços...
Boa sorte para si e o João,que vos vou acompanhando com muito carinho, acabam por ser todos os meus meninos...
Bjocas